Boas Práticas de Manipulaçãeste: Por qual implantar?



Uma alimentação saudável deve atender principalmente aos aspectos nutricional e higiênico-sanitário, a ser nosso último do importância relevante.



Cada vez Muito mais as pessoas estão tendo qual se alimentar fora por coisa. Os resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF, realizada em 2002 e 2003 pelo IBGE, utilizando representatividade de modo a todo o país e grandes regiões, revelam características das despesas mensais DE famílias brasileiras e dados detalhados Derivado do ESTES gastos com alimentação. Este retrato das despesas com alimentaçãeste indica mudanças pelo comportamento das famílias brasileiras em relação ao local por realizaçãeste das principais refeições. Quase um quarto da despesa méPOR DIA mensal familiar usando alimentação é destinado a refeições fora de lar. Este percentual na área urbana (26%) é o dobro do encontrado na área rural (13%). Cabe observar que este item por maior peso na alimentação fora do domicílio é este almoçeste e o jantar, responsável por 10% do total da despesa familiar utilizando alimentaçãeste no Brasil, chegando a 37% entre as classes por rendimento Ainda mais Inconveniente. Tais resultados confirmam a tendência do brasileiro em fazer AS SUAS refeições fora do casa, este qual ressalta a importância da promoção da alimentação saudável nas instituições e estabelecimentos comerciais do ramo da alimentaçãeste (1).

Assim sendo, uma alimentação saudável não deve provocar nenhum mal manter-se, intoxicação ou toxinfeccão alimentar pelo consumidor, e oferecer tal segurança ao consumidor só é possível com a implantaçãeste do boas práticas do manipulação nos chamados serviçESTES do alimentação saiba como: cantinas, bufês, comissárias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicaté especialmentessens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres, etc.


O que sãeste Boas Práticas?


Boas Práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviçESTES do alimentação a fim por garantir a habilidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos utilizando a legislação sanitária (2). São práticas por higiene de que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e adquire dos produtos a serem usados no preparo do alimento até a venda para este consumidor (3).

Ou seja, envolvem todas as etapas por manejorefregatráfego: Escolher insumos e matérias primas por procedência conhecida, armazenar os produtos na temperatura indicada pelo fabricante, cozinhar natural os alimentos; guardar as sobras de maneira correta, reaquecer natural os alimentos cozidos; evitar o contato entre este alimento cru e o cozido; lavar as mãESTES constantemente, preservar limpas todas as superfícies da confeciona, manter os alimentos fora do alcance por insetos, roedores e outros animais; evitar acumular lixo na confeciona, limpar a caixa d´água pelo menos a cada 6 meses, entre outras. Não se esquecendo DE instalações de que devem ser planejadas para evitar contaminações.

Este de que é Manipulação do alimentos?


Operações efetuadas A cerca de a maté especialmenteria-prima de modo a obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas por preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposiçãeste à venda (2).

Quem são ESTES Manipuladores do alimentos?


É a pessoa que lava, descasca, corta, rala, confeciona e prepara os alimentos (3). E também qualquer pessoa do serviçeste de alimentaçãeste de que entra em contato direto ou indireto com este alimento (2). Ou seja, aquele gerente qual entra e sai toda hora na cozinha, aquele dono por padaria de que só na hora da correria ajuda a dividir os frios ou preparar 1 suco…….. Todos têm de que manter-se, no mínimo, com as mãESTES devidamente higienizadas, roupa limpa e touca na cabeça e conhecer as boas práticas.

Onde se informar A cerca de este assunto?


A Resolução RDC 216 por 15/09/2004 e Portaria CVS 6 por 10/03/1999, são ótimas origens e podem possibilitar ser encontradas nos sites www.anvisa.gov.br e www.cvs.sp.gov.br, respectivamente. Além disso, há várias instituições e profissionais autônomos qual dão cursos por capacitação em boas práticas. A Coordenadoria por Vigilância em Saúdo por Campinas tem quaisquer cadastrados e as informações estão apresentados pelo site: www.campinas.sp.gov.br/saude

Por de que implantar boas práticas, afinal?


Só porque a Vigilância Sanitária exige? NÂO! Este objetivo das Boas Práticas do manipulação é evitar a ocorrência por doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados (2).

As doenças transmitidas por alimentos sãeste responsáveis atualmente pela elevado parte Destes surtos de diarreia em quase todos ESTES países. O desenvolvimento econômico e a globalizaçãeste do mercado mundial, as alterações nos hábitos alimentares, utilizando a crescente utilização por alimentos industrializados ou preparados fora de lar, alteraram o retrato epidemiológico dessas doenças, expondo a população a vários ESPÉCIES de contaminantes. Dados do Centro por Vigilância Epidemiológica (CVE) para este período de 1999 a 2002 mostram qual cerca de 60% Destes surtos de diarreia ocorridos pelo Estado de Sãeste Paulo foram veiculados por alimentos. Apesar de este primário local do ocorrência ser ainda este domicílio (cerca do 20%), restaurantes, refeitórios, bufês e outros serviçESTES de alimentaçãeste têm sido responsáveis por um importante percentual por surtos Quero Agora de diarreia ou toxinfecções alimentares (4).

Considerando, ainda, qual é conhecido que este fator desemprego tem contribuído de modo a este aumento crescente do várias modalidades do prestaçãeste de serviçESTES comerciais de alimentaçãeste, dentre elas comida de rua e exatamente bufês, apesar da legislaçãeste vigente, são inúmeros ESTES estabelecimentos ou pessoas físicas qual ingressam nesse ramo. E permanecem não unicamente como clandestinos, porém desconhecendo as boas práticas de fabricação, preparaçãeste, manipulação por alimentos e os fatores do perigo e perigos, o qual constitui importante desafio para este controle sanitário (4).

Dentre os principais fatores responsáveis por surtos do toxinfecçãeste alimentar, devemos destacar (5):
• Práticas inadequadas do higiene, manipulaçãeste e armazenamento;
• Pessoas infectadas, principalmente manipuladores;
• Limpeza e desinfecçãeste deficiente por equipamentos e utensílios;
• Contaminaçãeste cruzada (alimento cru/cozido);
• Alimentos perecíveis armazenados em temperatura ambiente;
• Alimentos esfriados em panelas grandes;
• Inadequada conservação a quente;
• Descongelamento inadequado;
• Aquecimento ou cocçãeste insuficiente;
• Reaquecimento insuficiente;
• Utilização do alimentos vencidos.

Por quem é a responsabilidade?


DE TODOS. Nãeste é só dos manipuladores, não. É do proprietário qual deve se preocupar em dar condições adequadas por trabalho e em manter ESTES manipuladores capacitados passando por reciclagens periódicas; do gerente ao conhecer as normas de boas práticas e cobrar este cumprimento DE mesmas pelos manipuladores; do responsável pelas compras ao checar a capacidade higiênico-sanitária Destes insumos não se preocupando somente usando este preço, e até do privada da limpeza.

Quem se propõe a trabalhar pelo ramo de alimentaçãeste deve ter consciência da sua própria responsabilidade Acerca a saúde DE vizinhos. É preciso capacitar-se, tais como em qualquer outra profissãeste. Os cuidados ao preparar 1 sanduíche pelo mais simples Destes botecos ou uma refeiçãeste no Muito mais sofisticado Destes restaurantes não devem ser variados. Sabemos qual o aspecto financeiro é bem importante, porém não é justo querer lucrar em cima da saúpor dos outros. Conhecimentos do planejamento e administraçãeste ajudam a evitar desperdícios e assim, obter lucro.

O Porreiro profissional se preocupa em oferecer 1 alimento que para além por gostoso e com preço justo, nãeste vá provocar nenhuma doença ou mal estar no o cliente. Ele se importa utilizando a saúde DE vizinhos que frequentam o seu restaurante e está preocupado em preservar o bom nome do o empreendimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *